A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerentes a diferentes tipos de jogos fortalecem a concepção de que se aprende Matemática brincando.
O que caracteriza uma situação de jogo é a iniciativa da criança, sua intenção e curiosidade em brincar com assuntos que lhe interessam e a utilização de regras que permitem identificar
sua modalidade.
Desta forma, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, “o jogo pode tornar-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento, alguma relação ou atitude”.
Para desenvolver o trabalho com os jogos dentro do eixo Matemática, as salas do Infantil III-A e Infantil II-C, da professora Carmen, vivenciaram diferentes situações, a fim de que de forma contextualizada, seja possibilitada a ampliação de repertórios de estratégias no que se refere à resolução de situações-problemas, operações, notação numérica, formas de representação e comunicação.
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