quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PRESERVANDO A NATUREZA


VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE?
Reduza a quantidade de lixo, reutilize o que for possível, separe os resíduos para reciclar

1.    As embalagens de plástico e outro lixo que se joga no  mar  matam, por ano, mais de 1000 animais marinhos. Por vezes estes ingerem-nos pensando que é comida.
2.     Nunca jogue  lixo no  chão. Se for para o campo, praia ou andar de barco leve um recipiente para guardar o lixo.
3.     Não abandone sacos plásticos, garrafas de vidro ou linhas de pesca, pois poderão causar ferimentos a animais.
4.    Quando circular em qualquer meio de transporte, não jogue  qualquer tipo de lixo pela janela, mesmo que seja só um papelzinho. Muito menos despeje lixo fora das lixeiras ou nas beiras das estradas.
5.    Quando despejar lixo em caixotes ou lixeiras, prefira utilizar recipientes com tampa, para reduzir as hipóteses do lixo ser derramado e espalhado. O lixo espalhado atrai ratos, baratas e moscas, que podem funcionar como fontes  de diversas doenças, além de poluir visualmente.
6.    Em dias em que não é efetuada a coleta  de lixo, evite colocar o seu nas lixeiras, para que estes não transbordem e o lixo se espalhe.
7.    O fundo de uma garrafa pode provocar um incêndio por fazer convergir os raios solares quando nele incidem. Não se devem abandonar garrafas no campo ou nas beiras das estradas.
8.    Prefira os produtos com embalagens de tamanho familiar. As embalagens são responsáveis por cerca de metade do volume de lixo doméstico.
9.    Escolha bebidas em garrafas reutilizáveis. Caso não seja possível, então dê preferência a embalagens recicláveis.
10.     Quando encontrar  plástico na praia ponha-os no lixo para não serem arrastados para o mar. Podem matar alguns animais marinhos.
11.     Não solte  balões para o ar. Quando os comprar mantenha-os presos para não fugirem, porque podem ir parar ao mar e se algum animal  os ingerir  pode morrer.
12.     Os jornais, as revistas, os cadernos usados, as pilhas, os plásticos, as latas de refrigerantes e das conservas, o ferro, o vidro e outros materiais podem ser reciclados e deverão ser colocados em locais próprios de forma separada .
13.      As pilhas que já não servem devem ser colocadas nos recipientes próprios, de onde são levadas para reciclar.
14.     Nunca jogue  o óleo pelo esgoto da pia – 1 litro de óleo polui 1 milhão de litros de água.
15.     Não jogue  garrafas ou outros utensílios de vidro para o lixo. Junte-os e coloque-os nos locais a partir dos quais são recolhidos para poderem ser reciclados.
16.     A energia que se poupa ao reciclar uma lata de refrigerante  pode fazer funcionar um televisor durante três horas. Quando utilizar uma lata, lave-a  e separe-a para catadores.
17.     A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 w durante quatro horas.
18.     Tente utilizar baterias que possam ser recarregadas. Cada bateria contém componentes poluentes, que degradam a área onde são despejadas. Caso não sejam recarregáveis, envie-as para as empresas fabricantes.
19.      Não queime o seu lixo. A queima dos produtos produz gases tóxicos, que contaminam o meio ambiente. Em vez disso faça a separação do lixo e coloque-o nos locais próprios.
20.     Em vez de queimar as folhas e os restos dos legumes, proceda à sua compostagem.
21.     Ao aproveitar as folhas das árvores, a relva e outros detritos orgânicos para fazer adubo não está só a reciclar, está também a diminuir o consumo de adubos químicos.
22.     Comprima as latas, as embalagens e todos os recipientes volumosos, de modo a reduzir o volume de lixos.
23.     Ao trocar o óleo do carro, assegure-se de que este não vai para o esgoto ou para o solo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário