sexta-feira, 15 de março de 2013

Trabalho com Nomes


Sabemos que a escrita do nome próprio tem função social definida em nossa cultura: identificar as pessoas, identificar aquilo que a ela pertence ... sendo uma necessidade básica na construção do indivíduo.
Além de a escrita do nome próprio na escola ser usada para tais identificações, é utilizado também para proporcionar às crianças um suporte que lhes dê condições favoráveis para apoiá-las em seu processo de alfabetização. Por fornecer à criança um modelo estável de escrita, esse trabalho proporciona avanços significativos na aprendizagem da leitura e escrita, porque a criança encontra oportunidade para refletir sobre quais e quantas letras usar, em que ordem elas se apresentam. Assim, podem adquirir aos poucos os conhecimentos essenciais que impulsionarão seu processo de alfabetização.
O próprio nome constitui a peça-chave para entender a maneira pela qual funciona o sistema de escrita.A partir do próprio nome, a criança entende como funciona a linguagem escrita, começa a estabelecer relações entre letras e sons, sendo um ótimo ponto de partida para todo o processo de alfabetização.
A turminha do
INF IV- C da professora Juliana vem realizando atividades diversificadas para atingir os diversos objetivos através do trabalho com o nome.













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