terça-feira, 9 de agosto de 2011

Espaço de Leitura


Ouvir histórias é importante para a formação de qualquer criança. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e compreensão do mundo.
O Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (2002) afirma que “ler para as crianças é uma atividade fundamental. É ouvindo contos, fábulas, mitos, enquanto ainda não sabem ler autonomamente, que ela pode ter acesso a tudo que a escrita representa, além de aprender muito sobre a linguagem que se usa para escrever.”
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) enfoca a importância da escuta e de histórias mesmo para crianças bem pequenas: “A leitura pelo professor de textos escritos, em voz alta, em situações que permitem a atenção e a escuta das crianças, seja na sala, no parque, debaixo de uma árvore, antes de dormir, numa atividade específica para tal fim, etc., fornece às crianças um repertório rico em oralidade e em sua relação com a escrita". 
Desta forma, nossa escola valoriza os momentos de leitura e contação de histórias para as crianças. Vindo ao encontro com essa proposta de trabalho, recebemos a visita das professoras Fabiana e Rita, juntamente com o ônibus "Espaço de Leitura”. Nesta oportunidade, as crianças realizaram várias atividades interessantes que valorizam o contato com os livros e com o mundo da fantasia da literatura infantil.





































 










 









Nenhum comentário:

Postar um comentário