sábado, 17 de setembro de 2011

Trabalhando o nome próprio

É a partir do trabalho com o nome que iniciamos, na Educação Infantil, a maioria das atividades, por ser uma referência própria de cada aluno e ser significativo para ele.
A identificação e a escrita do nome próprio são importantes conquistas do educando que entra no mundo das letras. Para ele, o conjunto de letras que compõe seu nome o representa, proporciona a percepção de si como um ser social, diz algo sobre sua identidade e sua história. O trabalho com o nome próprio tem papel fundamental no processo de alfabetização dos alunos em qualquer faixa etária, pois favorece a reflexão sobre o funcionamento dos sistemas de leitura e escrita, sendo um modelo estável, a partir do qual é possível explorar suas letras quanto à quantidade, variedade, posição e ordem.
Os alunos das salas do Infantil III-A e Infantil II-C, da professora Carmen, já iniciaram os trabalhos com o nome próprio, visando despertar nas crianças a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.

Infantil III-A


Infantil II-C

Nenhum comentário:

Postar um comentário